Viver bem com a diabetes

Diabetes é uma doença crônica que acomete milhões de pessoas no mundo todo. Por ser uma doença silenciosa, existem muitos casos em que a pessoa tem a doença e ainda não foi diagnosticada, portanto esse número de pessoas deve ser muito maior do que imaginamos.

Receber esse diagnóstico não é fácil, mas tudo menos sofrido quando aceitamos a nossa condição e começamos a pensar no que fazer para melhorar essa situação e com isso viver bem com a diabetes.

A não aceitação da doença leva a falta de controle da glicemia e com isso vêm os agravantes da doença. Diversos são as complicações da diabetes, como por exemplo, doenças cardiovasculares, complicações da visão, paralisação dos rins, amputações e até mesmo a morte. Manter a glicemia em controle evita que seu corpo sofra de pouco a pouco levando a essas complicações.

Mudanças no estilo de vida proporcionam uma vida mais saudável e um bom convívio com a Diabetes.

A primeira mudança que todo diabético deve pensar é na sua Alimentação. Escolha melhor os alimentos que você vai colocar em seu prato. Evite alimentos muito calóricos, gordurosos e principalmente osaçucarados. Carboidratos não são proibidos, mas evite porções muito grandes, que elevam muito rapidamente a sua glicemia. Opte por alimentos que tem baixo índice glicêmico, como por exemplo, os alimentos integrais e com grãos. Esses alimentos ao serem ingeridos tem uma digestão mais lenta, fazendo com que a sua glicemia seja alterada mais lentamente. Adote o hábito de beber bastante água. Bebidas alcóolicas não são proibidas, mas devem ser bastante controladas pelo diabético. Tome bastante cuidado, quando ingerir bebidas que contenham álcool se alimentar. O risco de hipoglicemia diminui bastante com a alimentação. Converse com seu médico para que juntos estabeleçam a melhor conduta sobre bebidas alcóolicas.

O nosso organismo é preguiçoso por natureza. Desde os primórdios o corpo humano se alimenta e descansa para armazenar energia. Essamudança é necessária em seu estilo de vida. O sedentarismo contribui para o ganho de peso, má circulação e mau funcionamento do metabolismo. Escolha uma atividade física que seja mais agradável para você e coloque o propósito de exercitá-la no mínimo três vezes por semana sem interrupções. Essa mudança vai ajudar na manutenção do seu organismo.

Visitas periódicas ao médico são essenciais para o bom controle da diabetes. Procure um endocrinologista da sua confiança para que ele estabeleça uma meta para o controle da sua doença. Ele vai avaliar a sua condição física, seu metabolismo e o tipo da sua doença para lhe prescrever medicamentos e insulinas e é muito importante que você siga a risca tudo o que ele lhe orientar. Não altere as doses e nem mude de medicamento sem o consentimento dele. Evite se automedicar porque o medicamento que é bom para seu conhecido pode não ser para você.