• Imagens
Imagem retirada de http://www.meon.com.br/noticias/viver-bem-unimed/vivendo-com-a-diabetes
Imagem retirada de http://www.meon.com.br/noticias/viver-bem-unimed/vivendo-com-a-diabetes

Sim, ainda nos dias de hoje, pode ser um pouco assustador receber o diagnóstico de diabetes. Mas tenha calma, isso não é o fim do mundo e o adeus às doçuras da vida. Com um tratamento adequado é possível desenvolver novos hábitos de vida saudável e aproveitar os momentos com muito mais qualidade de vida.

O tratamento para o diabetes envolve três fatores: uma boa alimentação, atividade física e, em alguns casos, o uso de medicamentos. O equilíbrio desses três itens é o que dará ao paciente uma melhor qualidade de vida e o controle dos níveis de glicemia no organismo.

Para ajudar os portadores de diabetes, o NAIS (Núcleo de Atendimento Integral à Saúde) / Viver Bem, da Unimed São José dos Campos promove periodicamente uma oficina de cuidados com o diabetes, que visa orientar os pacientes, por meio de uma equipe multidisciplinar, com foco na manutenção da saúde e prevenção das complicações do diabetes.

Alimentação: É importante que o paciente tenha o acompanhamento de um nutricionista para que possa entender o que pode ou não ser ingerido, além de aprender as quantidades necessárias de consumo de cada um dos alimentos. Além disso, é extremamente importante que a pessoa coma a cada três horas, a fim de evitar picos de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) ou hiperglicemia (alto nível de glicose), por isso, o ideal é sempre carregar uma fruta, barra de cereal ou biscoitinho integral, que são opções práticas para uma emergência quando está na rua, por exemplo. Outro ponto a estar atento é com os rótulos dos produtos para verificar se o produto é adequado à sua dieta, pois nem sempre um alimento diet ou light é adequado para atender as necessidades nutricionais de um diabético, por isso fique atento às quantidades de gordura, proteínas, carboidrato, entre outros.

Atividade física: Um dos fatores importantes para manter a qualidade de vida do paciente diabético é manter o peso ideal. Por isso, a prática de atividade física regular é um ótimo meio para manter a saúde e o físico em dia, ajudando no controle da glicemia, melhora dos níveis da hemoglobina glicada e na prevenção de doenças cardiovasculares. Então, aproveite para movimentar-se e manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Tratamento médico: A principal recomendação médica para os diabéticos é fazer o monitoramento dos índices de glicemia, pois dessa forma, o paciente sabe como proceder no seu cotidiano e evitar complicações. Além disso, é essencial fazer os exames e consultas médicas periodicamente.

Fonte: Meon