• Imagens
Imagem retirada de http://www.ipnews.com.br/telefoniaip/index.php?option=com_content&view=article&id=34057:prefeitura-de-campinas-adota-app-para-controle-de-diabetes&catid=25:casos-de-sucesso&Itemid=458
Imagem retirada de http://www.ipnews.com.br/telefoniaip/index.php?option=com_content&view=article&id=34057:prefeitura-de-campinas-adota-app-para-controle-de-diabetes&catid=25:casos-de-sucesso&Itemid=458

Com uma população de mais de um milhão de habitantes e área territorial dividida em urbana e rural, o município de Campinas (SP) entrou para o circuito de cidades inteligentes brasileiras ao elaborar o Programa Integrado de Cidades Inteligentes, que integra sistemas de serviços essenciais à população com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Dentre os projetos desenvolvidos no programa, uma das novidades deste semestre será a disponibilização do aplicativo “GlicOnline” para os moradores que possuem Diabetes tipo 1 e 2.

“O aplicativo já existe no mercado há algum tempo, mas ainda está em fase de implantação e testes com os profissionais da área de saúde da cidade para que possam indicar à população. O objetivo é que todos os pacientes de diabetes, que façam tratamento no Hospital Mário Gatti, utilizem esse recurso para que médicos e nutricionistas acompanhem constantemente, e mais de perto, a evolução de cada paciente e o controle das taxas de glicemia”, explica a diretora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas, Mariana Savedra.

Desenvolvido por uma startup da própria cidade, o aplicativo possui uma área dedicada ao cadastro de medicamentos utilizados, a dosagem da medição utilizada diariamente pelo paciente e o horário das refeições. Com todos estes dados, o aplicativo calcula o índice de carboidratos ingeridos e aponta a dose adequada de insulina que deverá ser ministrada. Todos os dados ficam registrados para que o médico ou nutricionista que acompanha o usuário possa consultar o andamento e fazer eventuais interferências se necessárias. Assim que finalizada a fase de testes, o aplicativo poderá ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema Android.

Além do GlicOnline, a prefeitura de Campinas possui outro aplicativo voltado à área da saúde. O “Buscas Medicamentos Campinas” permite consultar a disponibilidade de medicamentos nos centros de saúde da cidade.“A intenção é otimizar o tempo dos cidadãos na busca por medicamentos. Implantamos este aplicativo recentemente e, por ser muito prático, temos uma boa adesão da população”, ressalta a diretora.
Outros investimentos em projetos do Programa Integrado de Cidades Inteligentes estão sendo realizados para a otimização de sistemas no município, que se intitula como território inteligente, uma vez que possui extensão territorial urbana e rural. “Não trabalhamos só com o conceito de cidade inteligente porque 50% da área territorial é rural”, explica Mariana.

Fonte: IP News