Características da Diabetes

Diabetes é uma doença caracterizada por elevados níveis de glicemia no sangue. Isso acontece porque o corpo não produz mais insulina ou se produz, não consegue empregar adequadamente essa produção.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de transportar a glicose (açúcar) do sangue para dentro das células fornecendo energia ao organismo.

Quando nos alimentamos, quase toda essa alimentação é convertida em glicose, por isso necessitamos que esse mecanismo insulina-glicose funcione perfeitamente.

Insulina x Glicose

Quando a insulina não consegue transportar a glicose para dentro das células, os níveis de glicose no sangue ficam elevados causando a Hiperglicemia. Nesse estágio, o organismo emite sintomas para indicar que não está bem. Você pode sentir: sede, garganta seca, vontade de urinar frequentemente, visão embaçada, cansaço e sono.

O inverso também pode ocorrer quando os níveis de glicose no sangue estão muito baixos causando a Hipoglicemia. Neste caso os sintomas são mais severos. Você pode sentir: fraqueza, tremores, suores, fome excessiva, tontura, dificuldade de concentração, alteração no comportamento e até convulsões.

O que fazer no caso de Hiperclicemia

- Beber bastante água,

- Tomar os medicamentos como orientado pelo seu médico,

- Evitar fazer atividade física,

- Verificar os níveis da sua glicemia e entrar em contato imediato com seu médico.

O que fazer no caso de Hipoglicemia

- Verificar sua glicemia imediatamente,

- Comer ou beber algum alimento que contenha açúcar,

- Verificar a sua glicemia após uns 15 minutos. Se o resultado for inferior a 60mg/dl, coma ou beba algum alimento que contenha açúcar novamente.

- Faça um lanche após se recuperar a esse episódio de hipoglicemia e informe todo o ocorrido ao seu médico.